quem somos

QUEM SOMOS







O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.

Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.


Direcção e coordenação: Maria João Franco.
https://www.facebook.com/mariajoaofranco.obra
contactos:
franco.mariajoao@gmail.com
+351 919276762


Sunday, July 6, 2008

Sara Franco :: entrevista na NCONTRAST


A NContrast apareceu há pouco tempo.

É uma revista de cultura visual e o tema deste último número é Frames. Entrevistaram Sara Franco para a secção Atelier Urbano.
---------
Há palavras que nos assentam como fatos de alfaiate meticulosamente moldados ao nosso corpo. No caso de Sara Franco “Urbana” é uma das palavras que a veste. Conhecemo-la de áreas como as artes plásticas, ilustração, design e graffiti sempre com o seu selo estético vincado, característica que extraiu da vida na metrópole como a própria explica:
-“Eu tenho um espírito bastante urbano, não poderia nunca viver sem ser na cidade. Adoro a confusão urbana, os carros, a poluição, tambéma visual e sonora. É isso que eu respiro e é isso que o meu trabalho transborda. De há algum tempo para cá é essa vertente que eu exploro mais conscientemente.”
Consciente não foi, no entanto, a forma como Sara Franco se rendeu às artes. Filha de pais artistas plásticos foi sujeita ao meio artístico desde o berço, daí ser compreensível não se recordar de como é que a arte surgiu na sua vida. Talvez porque sempre coabitaram. A vida foi escrevendo e desenhando uma trajectória profissional que passou pelo web design e multimédia até ao momento em que Sara Franco encarou de forma séria a ilustração como possível profissão.
“Foi quando descobri o site da Who. O seu aspecto jovem, descomprometido e no entanto profissional, atraiu-me de imediato, mas principalmenteo nível de qualidade dos trabalhos apresentados. Contactei aagência, enviei o meu portfolio e a partir daí tudo o resto tem vindo por acréscimo.”
Recorda Sara Franco.
Mas o que veio por acréscimo foi também outra forma de expressão plástica, o graffiti, “Posso dizer que o graffiti (se é que podemos chamar graffiti ao que eu faço, mas isso já era outra conversa) é a mais recente, apesar de eu sempre ter explorado plasticamente esse caminho e estar sempre muito presente. Mas nunca tanto e de uma forma tão evidente como de há um tempo para cá”. Explica Sara Franco.
Perante isto parece que outra palavra que também lhe assenta como uma luva será “Versatilidade”, nas áreas em que se move, nos projectos em que se envolve e nos lugares onde vai beber inspiração. Não é só Basquiat, Rauschenberg, Pop art e expressionismo abstracto que lhe alimentam a mente, “Existem outras coisas que me influenciam diariamente de um modo até mais directo e que são bem menos explícitas: as paredes dos edifícios degradados, os cartazes rasgados e sobrepostos
"...tenho feito uma recolha fotográfica, embora pouco organizada, de paredes cobertas com cartazes rasgados e há alguns que são autênticas pinturas. Existem alguns recantos esquecidos da urbe que despoletam em mim frequentemente uma vontade quase irresistível de pintar.” Descreve Sara Franco. Pedaços da realidade que vão compondo uma obra com alma urbana.


NContrast is a recent magazine about visual arts. The last issue has Frames as a subject.Sara Franco have been interviewed for their section Urban Atelier.
MJF/2008

No comments: