quem somos

QUEM SOMOS







O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.

Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.


Direcção e coordenação: Maria João Franco.
https://www.facebook.com/mariajoaofranco.obra
contactos:
franco.mariajoao@gmail.com
+351 919276762


Wednesday, June 16, 2010

Conferência no Museu de Évora


Genoveva Oliveira
genovevaoliveira@gmail.com

Formação

 Doutoranda em História de Arte/Museologia, Universidade de Évora, tendo como Orientador o Prof. Doutor João Brigola e o Prof. Doutor Paulo Rodrigues (Desde 2007 – data prevista de entrega da Tese no Verão de 2010).
 Mestrado em História Regional e Local, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tese com o título “Rota de Arquitectura Korrodi – Contributo para o conhecimento da vida e obra do arquitecto (1870-1944)”, tendo como orientadores o Prof. Doutor Vítor Serrão e o Dr. António Nabais.
 Frequência da Pós-Graduação em Estudos Europeus, Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra.
 Curso de Especialização em “Administração Escolar” (Instituto Superior de Educação e Trabalho).
 Licenciatura em História e Ciências Sociais (Via de Ensino).
 Curso de Técnicos em Modernos Sistemas de Gestão de Recursos Humanos, Formação especializada. O.A.C.G. Consultores de Gestão, Lda.
 Curso de Formação de Assistentes de Turismo.

Actividades Profissionais

 Investigação em História de Arte/Museologia/Educação pela Arte.
 Colaboradora do Centro de Formação da Batalha, tendo criado o grupo de trabalho de Educação Artística (Dinamiza as acções de Formação Expressão e Expressionismo, Roteiros Histórico Culturais e Educação pela Arte e Criatividade/Museologia).
 Autora e Coordenadora da Rota de Arquitectura Korrodi.
 Professora do 3º Ciclo e do Ensino Secundário leccionando as disciplinas de História da Cultura e das Artes, História e Oficina de Teatro.
 Colaboração em diversos Jornais e Revistas com as temáticas de Ensino/Arte, História de Arte e Viagens.
 Conferencista em Congressos Nacionais e Internacionais (Em Portugal e em diferentes países).
 Formadora de Formação Profissional na Empresa Plaforma.
 Assistente de Turismo/Guia Turística.
 Experiência em Jornalismo e Publicidade e Organização de eventos culturais.

Investigação desenvolvida no âmbito do Doutoramento:

 A dissertação de doutoramento visa estudar os serviços educativos dos museus portugueses, estabelecendo um paralelismo com os museus estrangeiros, analisando questões primordiais como os diferentes públicos, o marketing, os diversos discursos museológicos, a efeminização do trabalho e a política e gestão educativa/cultural do museu.
 Trabalho conjunto com os Museus de Arte Moderna e Contemporânea: Tate Modern (Londres), White Chapel Gallery (Londres), PhotoGallery (Londres), Thyssen (Madrid), Museu Rainha Sofia (Madrid), MOMA (Nova York), Guggenheim (Nova York);
 Contacto com os Museus de Arte Moderna e Contemporânea em Estocolmo, Louisiana (Dinamarca), Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Barcelona.
 Trabalho conjunto com os museus portugueses de arte moderna e contemporânea: Centro de Arte Moderna da Gulbenkian (Dra. Susana Silva), Fundação Serralves (Dra. Sofia Vitorino) e Museu Colecção Berardo (Dra. Cristina Gameiro).
 Investigação na Universidade de Leicester e Universidade de Barcelona.
 Colaboração do Prof. Doutor Steve Herne, Goldsmith College, da Universidade de Londres.
 Colaboração do Prof. Doutor Fernando Hernández y Hernández e a Prof. Doutor Carla Padró, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Barcelona e Maria Acaso (Universidade Complutense).
 Contacto com os Professores Doutores Alice Semedo (Faculdade de Letras, Porto) e Leonardo Charréu (Universidade de Évora).

Investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado

A tese “Rota de Arquitectura Korrodi – Contributo para o conhecimento da vida e obra do arquitecto (1870-1944)” incidiu sobre a vida e a obra do arquitecto, particularmente sobre o impacto criado na cidade de Leiria. Para além do contributo de novas informações sobre a vida de Korrodi, foi também realizado um plano para a criação de um núcleo museológico que pretendia homenagear o arquitecto e a partir do qual se realizariam os percursos pedestres pela cidade de Leiria, concelhias e interconcelhias. A tese, veio ainda na fase de investigação, a resultar num plano prático de percursos pedestres guiados e outras actividades culturais, que têm vindo a ser realizadas desde 2005. Sobre a criação do núcleo museológico, vários contactos foram celebrados nesse sentido, com as instituições de Leiria.

No comments: