quem somos

QUEM SOMOS







O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.

Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.


Direcção e coordenação: Maria João Franco.
https://www.facebook.com/mariajoaofranco.obra
contactos:
franco.mariajoao@gmail.com
+351 919276762


Sunday, October 31, 2010

Onde estão afinal as origens do homem?


on line





Continuam a escavações para determinar as origens do homem. Esta semana, uma equipa liderada pelo Museu de História Natural de Carnegie, na Pensilvânia, defende que fósseis encontrados na Líbia sugerem que os primeiros antropóides - antepassados dos quais terão evoluído o homem, os macacos e os chimpanzés - surgiram inicialmente na Ásia e não em África como se pensava. Num artigo publicado na "Nature", reforça-se a tese de que o continente africano foi colonizado... e ainda não há certezas sobre o local onde começou a evolução humana.

Na base desta nova hipótese, e da incerteza, estão fósseis encontrados em Dur At-Talah, na Líbia. A equipa documenta a descoberta de três famílias de primatas antropóides, que terão vivido há 39 milhões de anos na região. Como os vestígios deste período no Norte de África estão bem explorados e não existem indícios de antropóides anteriores que pudessem ter dado origem a esta ramificação, a hipótese mais viável é que se tenha tratado de uma migração de outro continente, explica Christopher Beard, coordenador da expedição. "Se as nossas ideias estiverem correctas, a primeira colonização de África por estes antropóides é um dos momentos-chave na nossa história evolutiva", diz o investigador, citado num comunicado da instituição. Há 39 milhões de anos, África era um continente isolado, e estes primeiros primatas não tiveram de competir pelo território. "Se os nossos primeiros antepassados antropóides não tivessem conseguido emigrar com sucesso, simplesmente não existíamos", afirma Beard.
Marta F. Reis

http://www.ionline.pt/conteudo/85565-onde-estao-afinal-as-origens-do-homem

No comments: