quem somos

QUEM SOMOS







O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.

Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.


Direcção e coordenação: Maria João Franco.
https://www.facebook.com/mariajoaofranco.obra
contactos:
franco.mariajoao@gmail.com
+351 919276762


Monday, September 19, 2011

Uma outra forma de divulgar





Mostra tenta revigorar arte postal no Brasil
Publicidade

MÁRIO MOREIRA DE SÃO PAULO
É possível fazer arte no espaço de um cartão-postal?




Muita gente acha que sim. E faz. São os adeptos da arte postal, gênero que surgiu nos EUA nos anos 60, teve importância no Brasil nas décadas de 70 e 80 e agora busca sair de um certo ostracismo.
Há 30 anos radicada no país, a artista portuguesa Constança Lucas, 50, é uma das que tentam revigorá-la. Para isso, organizou a exposição "Arte Postal - Os Livros", que será aberta neste sábado na Alpharrabio Livraria e Centro Cultural, em Santo André, e exibida em março na galeria Gravura Brasileira (
www.gravurabrasileira.com), em Perdizes (zona oeste de São Paulo).
Basicamente, a arte postal consiste em utilizar envelopes e cartões-postais como suporte para trabalhos visuais (desenho, pintura, fotografia, colagem etc) enviados pelo correio.
O conceito é fazer circular esses trabalhos, com ampla liberdade de criação e sem intuito comercial, explica Constança. "É simplesmente a troca e a partilha da arte", diz.
Participarão da mostra 289 artistas de 20 países, num total de quase 600 trabalhos.
O tema da exposição será o livro. "Num momento em que se fala de e-books e livros virtuais, queremos pensar no que é o livro como objeto e nossa relação de afeto com ele", afirma Constança. "É um suporte antigo, o cartão-postal, falando de um tema antiquíssimo", diz a artista.


POLÊMICA
No Brasil, a arte postal teve seu apogeu nos anos 70, quando foi usada por artistas como forma de fazer circular suas ideias, sem a censura imposta aos meios de comunicação pela ditadura.
O pernambucano Paulo Bruscky, 62, foi o nome de maior destaque na época, quando, segundo ele, "o correio era eficiente e você podia trocar informações".
"Essa forma de arte foi importantíssima nas ditaduras da América Latina, porque as ideias voavam livres", diz Bruscky, que chegou a ser preso por "subversão" após organizar sua segunda mostra de arte postal, em 1976.
Para Cristina Freire, vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP e autora de livros sobre o tema, não há como a arte postal se equiparar ao que foi nos 70.
"Ela funcionou muito como estratégia de troca de informações. Hoje, você quase não vê artistas trabalhando nessa chave", afirma Freire.
"A arte se transformou enormemente com a internet", diz Walter Zanini, que dirigiu o MAC-USP de 1963 a 78 e organizou mostras que incluíam arte postal. "O espírito dela, de discutir a expressão livre, não é ultrapassado, mas hoje há outros meios de fazer circular as ideias."
Para Paulo Bruscky, a arte postal (que ele chama de "arte correio") continua bem viva. "A gente já tinha consciência de fazer um trabalho em rede, embora não num meio eletrônicoº, diz. ªMas a discussão é interminável."



ARTE POSTAL - OS LIVROS /Alpharrabio Livraria e Centro Cultural (r. Eduardo Monteiro, 151, Santo André; tel. 0/xx/11/4438-4358)


Neste sábado (17), das 10h às 16h; de seg. a sex., das 13h às 19h; sáb., das 9h30 às 13h; até 15/10_ grátis_entrada livre



http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/976572-mostra-tenta-revigorar-arte-postal-no-brasil.shtml

No comments: