quem somos

QUEM SOMOS







O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.

Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.


Direcção e coordenação: Maria João Franco.
https://www.facebook.com/mariajoaofranco.obra
contactos:
franco.mariajoao@gmail.com
+351 919276762


Saturday, June 30, 2012

O Futuro do Livro





RUI BEJA
O FUTURO DO LIVRO

«O e‑book veio para ficar. O momentum da edição digi­tal permite concluir que o impacte (...) é de tal forma forte e irreversível que o ajustamento de meios, métodos e processos de trabalho caminha inexoravelmente no sentido da rápida transfiguração da actividade editorial e livreira. Esta transfiguração afigura‑se, de facto, inevitável, mesmo que tal não signifique que o livro impresso em papel deixe de constituir uma componente insubstituível da actividade editorial; que, bem pelo contrário, e com a maior das pro­babilidades, continuará a constituir, por muito tempo, a sua parte mais substancial».
Este trecho é extraído de um aliciante capítulo final do novo livro de
RUI BEJA
A Edição em Portugal (1970-2010): Percursos e Perspectivas
com lançamento previsto para o próximo mês.
O autor, Mestre em Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro, pertence ao armorial deste sítio de encontro desde que editou, há cerca de um ano, a excelente obra memorialística À Janela dos Livros, aqui apresentada com o relevo que se justificava. Rui Beja concede-nos agora a honrosa oportunidade de uma pré-publicação do seu novo livro. Dos diversos temas versados antecipamos um de plena actualidade: o futuro do sector editorial e livreiro face aos desafios do digital. Algumas reflexões de Rui Beja neste domínio infundem uma sombra de inquietude. Uma das suas perspectivas (sempre ponderadas e fundamentadas) é a de que haverá quem, estando no negócio editorial e livreiro, já não estará, em definitivo, no mercado da cultura. Elucidativa a frase com que encerramos esta pré-publicação: «Os modelos de negócio que se deixam antever não são animadores para quem entende a palavra escrita, e o livro em particular, como bem inestimável para valorização intelectual individual e para o desenvolvimento sociocultural dos povos».

A não perder a leitura deste livro de Rui Beja.
Para já [ aqui ] a pré-publicação
de alguns trechos significativos.

Gratos pelo vosso interesse

No comments: