quem somos

QUEM SOMOS







O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.

Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.


Direcção e coordenação: Maria João Franco.
https://www.facebook.com/mariajoaofranco.obra
contactos:
franco.mariajoao@gmail.com
+351 919276762


Wednesday, September 5, 2012

Práticas Curatoriais Feministas / Dra. Genoveva Oliveira




The Dinner Party, by Judy Chicago (1975-1979)

O projecto “No Silence: Paula Rego e Judy Chicago” nasce de uma investigação que Genoveva Oliveira está a realizar na Universidade norte americana Penn State supervisionado pela Prof. Karen Boyd-Keifer. Cruza a análise do trabalho artístico de Paula Rego e Judy Chicago. O objetivo é cooperar com as equipas dos museus (Casa das Histórias e Palmer Art onde terão lugar várias exposições da Judy Chicago em 2014) e refletir sobre a construção e desconstrução das narrativas sobre género, violência, poder patriarcal enriquecendo as equipas com um debate reflexivo e que podem ser utilizadas nas suas práticas diárias com os diferentes públicos.
Paralelamente, surge um outro subprojecto "No Silence: práticas curatoriais feministas" que envolve a prática curatorial e outros artistas portugueses. Através de várias vertentes artísticas (pintura, escultura, performance, dança, vídeo), o projeto permite um questionamento sobre como se constroem e se desconstroem estas questões no meio artístico, como se analisa e se transmite do ponto de vista pedagógico por diferentes gerações de artistas. Serão organizadas diversas exposições em diferentes pontos do país, em 2012 e 2013.





 Genoveva Oliveira, uma “Bridge Designer”, revela neste projeto a experiência de diversos anos de práticas artísticas que cruzam diferentes territórios como a educação em museus, a educação artística e a curadoria. Demonstra o conhecimento das práticas curatoriais do norte e sul da américa e o conhecimento resultante do contacto com curadores, artistas e museólogos de quase quarenta países. Patenteia na sua prática curatorial um profundo interesse pela relação arte/comunidade que se interliga com as questões de género/teorias feministas. É licenciada em História e Ciências Sociais, Mestre em História Regional e Local (Vertente de História de Arte/Museologia com uma tese sobre Ernesto Korrodi) e é doutorada em História de Arte/Museologia (Tese sobre a relação entre escolas e museus de arte moderna e contemporânea)


The project “No Silence: Paula Rego and Judy Chicago” is the result of the research that Genoveva Oliveira is doing at the north-American Penn State University, which is supervised by Karen Boyd-Keifer. It makes the connection between the analysis of Paula Rego´s and Judy Chicago’s artistic work. The aim is to cooperate with the museums teams (House of the Stories and Palmer Art, where will take place the several Judy Chicago’s exhibitions, in 2014) and to think about the construction and deconstruction of narratives over gender, violence, patriarchal power, enriching the teams with a reflexive debate and which can be useful in their daily practices towards the different publics.  



In parallel, another under-project appears “No Silence: feminists curatorial practices“ which involves the curatorial practice and other Portuguese artists. Through several art domains (painting, sculpture, performance, dance, video), the project allows the questioning about the construction and the deconstruction of these issues in the artistic milieu, how it can be analysed and transmitted under the pedagogic perspective by different artist generations.Several exhibitions will take place in different places during 2012 and 2013.





Genoveva Oliveira, a Bridge Designer, reveals in this project the experience of several years of artistic practices which make the link between different territories, such as education in museums, artistic education and curatorship. She shows her knowledge about the northern and southern American curatorial practices and the knowledge of her contact with curators, artists and professionals of museums of almost forty countries. She reveals in her curatorial practice a deep interest in the relationship art/community which is related with feminist gender/theories issues. Oliveira has a degree in History and Social Sciences, a Master degree in Regional and Local History (in the area of History of Art/ Museology with a thesis about Ernesto Korrodi) and she is a Ph.D. in History of Art/ Museology (with the thesis about the relationship between schools and modern and contemporary art museums).

(Tradutor:Marina Ximenes)

No comments: